O Japão relatou o crescimento de numero de pessoas infectadas com uma bactéria mortal chamada Streptococcus Pyogenes, conhecida como Streptococcus do Grupo A( GAS) , a qual tem como sintomas febreve, vomito e dores pelo corpo, inflamação na garganta ( especialmente em crianças) e em seu estado avançado causa falência múltipla dos órgãos a partir da toxina que desenvolve e se distribui pela corrente sanguínea, gerando apodrecimento da carne humana.
O Ministério da Saúde do Japão registrou até 02 de junho 977 casos de Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS) , como estar sendo classificada a doença, que tem uma taxa de mortalidade de 30%, a qual estar sendo considerada como um surto pelas autoridades do Japão.
Em dezembro de 2022, cinco países europeus comunicaram a Organização Mundial da Saúde um aumento de Streptococcus invasivos do grupo A (GAS) , que é considerada uma doença rara, sendo as crianças com menos de 10 anos mais afetadas, assim como pessoas diabéticas e com outras doenças cronicas.
O CDC dos Estados Unidos afirma que os idosos com feridas abertas ou pessoas com cirurgias recentes correm mais riscos de contrair STSS, e que os especialistas não sabem ainda como a bactéria entrou no corpo de quase metade das pessoas que contraem STSS.
As razões para o aumento deste ano nos casos de STSS no Japão permanece obscura, de acordo com a emissora pública japonesa NHK, e as autoridades do Japão e OMS continuarão monitorando de perto esse surto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário