Translate

terça-feira, 29 de abril de 2025

Governo Federal reduz tarifa de energia em Alagoas.

 

(Foto: Ascom / Equatorial Alagoas)



A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) , aprovou uma redução tarifaria para a Equatorial-Alagoas , e essa redução inicia apartir do mês de maio deste ano e vai representar uma redução também na taxa de iluminação pública cobrada pelos municípios, e em custos de empresas e nas despesas das famílias.

A redução será de menos 6,79 % para consumidores de baixa tensão , e 6,78% para consumidores de alta tensão, garantindo energia mais barata neste ano e garantindo um pequeno aumento em 2026 de apenas 0,13 % na conta de energia.

Essa ação do Governo Federal vai contribuir para diminuição de custos de produção de diversos produtos e serviços em Alagoas, como garantindo um alivio durante 2025 na conta de energia para a população em geral.

sábado, 26 de abril de 2025

Maçônaria em Rio Largo completa 41 anos.

 

A.R.L.S. Eliezer Sá Peixoto nº 29 -Rio Largo-AL

A Maçonaria, uma instituição milenar, pois existe desde o período medieval através das  organizações ou associações de pedreiros e carpinteiros operativos , os quais eram responsáveis pelas construções de castelos, fortalezas e igrejas naquele período, tendo sido originado o termo maçom do termo em francês maçon ,que significa pedreiro, e essa organização inicial abriu suas portas para membros não operativos, ou seja, os que vinham de diversas outras profissões e que naquele período procuravam a oportunidade de discutir os assuntos da época em segurança, em um período onde não existia a organização atual de forma jurídica das instituições maçónicas, que com sua institucionalização a partir da fundação da Grande Loja Unida da Inglaterra gerou um período oficial de registro da instituição que no atual formato tem mais de 300 anos.

Na próxima segunda-feira , 28 de abril, a Loja Maçónica Eliezer Sá Peixoto, de Rio Largo, completa 41 anos de sua fundação, tendo inicialmente se chamado Loja Odilo Alvares de Souza  nº29, sido  sua fundação  na antiga Escola conhecida como Mortuária no bairro de Gustavo Paiva, e seu primeiro Venerável Mestre, ou seja, o seu presidente, o irmão José Aragão dos Anjos, conhecido popularmente como Senhor Aragão da Farmácia São Paulo, que funcionava no centro de Rio Largo, e sua primeira reunião foi no dia 05 de maio de 1984 na sede do Sindicato dos trabalhadores da Industrial Têxtil de Rio Largo, onde funcionou até 11 de Dezembro de 1997.

Nos meados de 1985, o irmão Pedro Jacinto da Silva, o qual foi vereador de Rio Largo, em uma conversa na época com o então prefeito António Lins, o Tonhão, solicitou a doação de um terreno para construção de um imóvel para o funcionamento da loja, tendo em 12 de agosto de 1985 o prefeito António Lins sancionado a Lei 906/85 , a qual oficializava a doação de um terreno na Av. Muniz Falcão, no centro de Rio Largo para construção da sede da Loja Ódilo Alvares de Sousa nº29, sendo que no governo da Prefeita Maria Eliza , em virtude da necessidade da ampliação de uma escola, a pedido da então prefeita ,a loja autorizou uma permuta por um terreno no tabuleiro do Pinto ,tendo após  o falecimento do irmão e ex-Venerável Mestre Eliezer Sá Peixoto a loja decidido colocar seu nome no edifício construído na Av. Napoleão Barbosa , no tabuleiro do Pinto.

Irmão Eliezer Sá Peixoto 


De 1984 até abril de 2025 , tivemos 25 Veneráveis Mestres que coordenaram as atividades da maçonaria em Rio Largo, tendo entre esses os irmãos José Aragão, Pedro Jacinto, Eliezer Sá Peixoto, Carlos Gomes, Napoleão Araujo, Pedro Jacinto Filho, Ednor Santana, e atualmente José Adriano Amorim Pontes, tendo durante esses 41 anos desenvolvido diversas atividades pela sociedade riolarguense , tendo atualmente fundado o Instituto Histórico e Geográfico de Rio Largo, e ter através do instituto aprovar junto ao Ministério da Cultura o projeto de construção do Centro Cultural Pedro Jacinto da Silva.

Atual Venerável Mestre -Ir. Adriano Pontes


A maçonaria em Rio Largo tem pessoas de diversos seguimentos sociais, políticos e religiosos, é uma instituição filantrópica e filosófica, NÃO É RELIGIÃO, trabalha pelo desenvolvimento do ser humano e combate a ignorância e os vicios, é uma sociedade focada no bem estar comum , na paz e harmonia entre as pessoas.

EX-Veneráveis Mestres Ednor Santana e Pedro Jacinto Filho


Visite o instagram @EliezerSáPeixoto , e conheça mais sobre a maçonaria em Rio Largo , ou participe de alguns eventos públicos realizados pela Loja Eliezer Sá Peixoto , no bairro do tabuleiro do Pinto , na Av. Napoleão Viana, conhecida Rua da Palmeira, enfrente a atual Prefeitura de Rio Largo.


quinta-feira, 24 de abril de 2025

Minha Casa Minha Vida para Moradores de Rua.

 

Brasília (DF) 23/04/2025 - O ministro das Cidades, Jader Filho, participa do programa Bom Dia, Ministro. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Programa Minha Casa Minha Vida , do Governo Federal, o qual financia através de recursos do novo PAC ( Programa de Aceleração do Crescimento) , e propicia a população a possibilidade de compra de imóveis subsidiados pelo governo, agora apresenta mais uma fase importante do programa, abrindo a oportunidade para moradores de rua.

O Ministro Jader Filho falou que no mínimo 3% dos imóveis destinados ao Minha Casa Minha Vida inicialmente em 38 municípios , nos quais estão incluídos as capitais , deverão ser destinados a moradores de rua, dando prioridade a famílias com crianças e adolescentes, idosos, pessoas trans, portadores de necessidades especiais, índigenas e gravidas.

Segundo o Ministro os 3% não é o limite, é um piso, ou seja, as cidades deverão no mínimo ter 3% dos imoveis destinados a moradores de rua que estejam cadastrados no cadÚnico na condição de morador de rua , sendo esses imóveis financiados e pagos 100% pelo governo federal e doados aos moradores de rua ,e que essas 38 cidades foram escolhidas inicialmente em virtude do numero médio de moradores de rua cadastrados no cadÚnico , mas que p programa será ampliado para os demais municípios brasileiros.

Veja a lista das cidades já autorizadas a realizarem a oferta de imóveis ,segundo a Agência Brasil:

  1. Aracaju (SE);
  2. Belém (PA);
  3. Belo Horizonte (MG);
  4. Boa Vista (RR);
  5. Brasília (DF);
  6. Campinas (SP);
  7. Campo Grande (MS);
  8. Cuiabá (MT);
  9. Curitiba (PR);
  10. Feira de Santana (BA);
  11. Florianópolis (SC);
  12. Fortaleza (CE);
  13. Foz do Iguaçu (PR);
  14. Goiânia (GO);
  15. Guarulhos (SP);
  16. João Pessoa (PB);
  17. Joinville (SC);
  18. Juiz de Fora (MG);
  19. Macapá (AP);
  20. Maceió (AL);
  21. Manaus (AM);
  22. Natal (RN);
  23. Osasco (SP);
  24. Palmas (TO);
  25. Porto Alegre (RS);
  26. Porto Velho (RO);
  27. Recife (PE);
  28. Rio Branco (AC);
  29. Rio de Janeiro (RJ);
  30. Salvador (BA);
  31. Santos (SP);
  32. São José do Rio Preto (SP);
  33. São José dos Campos (SP);
  34. São Luís (MA);
  35. São Paulo (SP);
  36. Teresina (PI);
  37. Uberlândia (MG); e
  38. Vitória (ES).

quarta-feira, 23 de abril de 2025

Crime ambiental em Rio Largo

 



Esse riacho tem sua nascente dentro da propriedade do Mafrips, uma matadouro frigorífico no bairro de Gustavo Paiva em Rio Largo- Alagoas,  e o riacho passa pelo sítio dos meus pais , o qual antes da existência do referido matadouro era um riacho de água limpa e com vida, e a água era utilizada para criar peixes, plantar,  banho e para os animais, mas infelizmente desde a implantação do Mafrips tem sido uma luta constante para manter o riacho vivo , tendo sido feito várias vezes durante anos reclamações diretas ao Mafrips e ao @ima.alagoas e @ibamagov , e agora irei fazer mais uma vez para pedir providências,  e irei encaminhar também ao @mpealagoas e ao @mpf_oficial ,pois esse riacho vai até o Rio Mundaú que é um Rio Federal que vai até a lagoa Mundaú .

Logo após a divulgação desse vídeo o IMA ( Instituto do Meio - Ambiente de Alagoas) esteve realizando uma fiscalização no  referido riacho e foi até o Mafrips para cobrar explicações.

segunda-feira, 21 de abril de 2025

Vaticano deve iniciar em breve o conclave.



 Hoje o mundo acordou com a noticia da falecimento do Papa Francisco, natural da Argentina , o qual se tornou conhecido mundialmente por sua forma de governar a Igreja Católica em todo o mundo, com sua simplicidade e foco na luta pelos menos favorecidos e pela paz mundial.

Nos próximos dias haverá diversas solenidades referente ao funeral do Papa, tendo em vista que além de líder da Igreja Católica, Francisco também era o Chefe de Estado e Governo do Vaticano, o qual é uma cidade estado com status de país.

Logo após o período do funeral e demais formalidades que devem durar no máximo nove dias, se dará inicio ao conclave , que é a reunião dos Cardeais para eleição de um novo Papa, e pode levar dias para confirmação de um novo pontífice.

terça-feira, 1 de abril de 2025

Entra Prefeito e sai Prefeito em Rio Largo.

 Guerra no Partido Progressista.

Prefeito Carlos Cordeiro/ Presidente Rogério Silva


Nessa segunda-feira, 31 de março, na mesma data que completa 61 anos do golpe militar de 1964, Rio Largo, cidade da Região Metropolitana de Maceió , iniciou sua tarde com a noticia da renúncia do Prefeito e Vice-Prefeito , que desencadeou uma sequência de eventos na politica da cidade e de Alagoas, e se tornando mais um problema jurídico na cidade que tem um histórico de prefeitos e vereadores presos e afastados .

O Prefeito interino, Rogério Silva, o qual tomou posse após a leitura das supostas cartas de renuncia, não chegou de fato a governar o município nas ultimas 24 horas em virtude do enfrentamento na sede da Prefeitura de Rio Largo com o atual prefeito Carlos Cordeiro, o qual nega ter renunciado, e a decisão liminar concedida pela justiça em Rio Largo no inicio da tarde dessa terça-feira 01 de abril.

Hoje no final da manhã o Presidente da Câmara de Vereadores, Rogêrio Silva, divulgou uma nota em suas redes sócias afirmando que cumpriu com sua missão constitucional , e que vai recorrer judicialmente da decisão liminar que reconduziu o Prefeito Carlos Cordeiro, e que vai solicitar uma perícia técnica das assinaturas, tendo divulgado dois documentos para comparação  .

Mas uma vez Rio Largo caminha para uma longa disputa judicial, que pode resultar naquela musica bem conhecida pelo povo de Rio Largo, "Entra Prefeito e Sai Prefeito, e isso o povo não aguenta".