Translate

sábado, 17 de janeiro de 2015

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

TV - Piloto Surdo

Orgulho Alagoano







O Jovem João Paulo, é o primeiro piloto surdo de avião do brasil, e estar a frente de um movimento nacional pela regulamentação do acesso dos portadores de problemas auditivos, para a obtenção da autorização para  exercer  a  profissão de piloto no Brasil.
João Paulo, é graduado em ciência da computação, e credenciado desde 2013 como primeiro piloto surdo do Brasil, pela Escola de Aviação Civil Nav Treinamentos; trabalha como analista da informação, em uma empresa privada de tecnologia, no Recife; onde tem dado palestras sobre o Programa Piloto Surdo do Brasil, além de viajar por outras cidades do país, representando a comunidade do Programa Piloto surdo do Brasil, mantendo contato com a ANAC( Agência Nacional de Aviação Civil), e encaminhando reivindicações junto ao MPF( Ministério Público Federal), e junto a classe política, pelos direitos da acessibilidade ao mercado de trabalho na área da aviação.

No Brasil, temos 10 milhões de pessoas com surdes, e 2% deste total, tem interesse na área da aviação, porem não existe há acessibilidade a profissão, como já tem vários avanços em outros países, como nos Estados Unidos, onde existe a DPA, que é uma associação de pilotos surdos, com uma vasta experiencia  na área de aviação para surdos; onde também nos Estados Unidos em 1928, foi habilitada a primeira mulher surda a pilotar um avião, que foi Nellie Zael.

João Paulo, ou João Avião como é conhecido nas redes sociais, luta pelas modificações necessárias na legislação brasileira da aviação civil, para que seja adotada uma nova tecnologia que converta as informações em texto, garantindo assim a acessibilidade, pois o único impedimento hoje, é que existe a exigência da ANAC , de ter no minimo audição em um dos ouvidos, pois toda a comunicação é via rádio, e até o momento nem os aeroportos no Brasil, e nem todos os aviões  estão dotados da tecnologia necessária para que os portadores de surdes possam exercer a profissão de piloto.

Mas graças a tecnologia, não estar longe, o dia que estaremos embarcando para qualquer destino , e escutaremos a comissaria de bordo falar que estaremos sendo conduzidos até nosso destino, pelo comandante João Paulo Marinho Santos; pois a EMBRAER, já tem em seus aviões PHENOM 100 E PHENOM 300, equipados com tecnologia moderna na cabine de comando, para que o piloto e sua tripulação, possam se comunicar em qualquer lugar do mundo através de mensagens SMS e e-mails em tempo real; e assim também nos modelos da PIPER, lançados em 2013, o GAMIN G100; e além disso boa parte da aviação mundial, até o final de 2016, estará operando no sistema ATN.

Pois  a CISCEA( Comisssão de implantação do sistema de controle do espaço aéreo) formou uma parceria que se iniciou em dezembro de 2013, para o desenvolvimento e implantação de novas tecnologias para o DECEA ( Departamento de controle do espaço aéreo), com a SITA ( Sociedade Internacional de Telecomunicações Aeronáuticas), que é uma multinacional de tecnologia de informação; especializada em serviços direcionados para indústria da aviação, com sede em Genebra; para prestar serviços até 2030, na implantação de novas tecnologias, e na implantação do sistema datalink em todos os aeroportos do Brasil, até o final de 2016, em virtude da necessidade da tecnologia, e pela regulação do Céu Único Europeu ( European Sky), que obriga o uso do protocolo ATN até o final de 2015 no espaço aéreo  Europeu.

Mas já estar em funcionamento no Brasil, nos aeroportos do Rio de Janeiro e no aeroporto de Guarulhos, no estado de São Paulo; e o projeto estar avançando, e a nova tecnologia será entregue em lotes de dois aeroportos por vez, e a implantação deverá ser concluída para os Jogos Olímpicos de 2016.

Com a implantação desta nova tecnologia, o piloto enviará e receberá informações via texto, como autorização para decolar e outras informações necessárias ao voo , e assim o DCL e D-ATIS reduzirão a sobrecarga da frequência de voz VHF e aperfeiçoarão a segurança e a eficiência de um modo em geral das operações de controle do trafego nos aeroportos.

Sendo assim, estar muito próximo o dia que teremos o primeiro piloto surdo do Brasil, o Alagoano João Paulo, e outros, realizando voos regulares em todo o mundo.



http://pt.playbonds.com/landings/freebet10.htm?affiliateid=250988

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Um alerta a todos


O Planeta estar enfrentando um dos maiores problemas mundiais de todos os tempos; é a escassez de água para o consumo humano,em virtude do crescimento desordenado das cidades, o desmatamento e a poluição dos mananciais , e as mudanças climáticas causadas po todas as atividades inconsequentes da humanidade. Pois o problema se torna mais serio, pois apenas 3% da aguá existente no mundo, serve para o consumo humano,sendo que 2% estar em geleiras inacessíveis , e a penas 1% estar em rios, lagos e fontes subterranias;e tendo o consumo das últimas cinco décadas, aumentado seis vezes,e as reservas diminuído,pois o seu ciclo natural que a tornava renovável e a mantinha inalterada, tem sido interrompido pela interferência do homem no meio ambiente.

Temos a quantidade estimada de aguá doce no mundo , em 34,6 milhões de Km³( 1 Km³ corresponde a 1 trilhão de litros ) , porem cerca de 30,2%( 10,5 milhões de Km³) são de água doce subterrânea, rios , lagoas, pântanos,umidade do solo e vapor na atmosfera, que pode ser utilizada para manutenção da vida na terra, pois o restante, cerca de 69,8%(24,1 milhões de Km³), encontrasse nas calotas polares, geleiras e solos gelados.

Mas no ritimo que a destruição dos mananciais, o crescimento da poluição, assoreamento dos rios e lagoas, o desmatamento, junto com represamentos desplanejados e a impermeabilização do solo pelas ocupações urbanas desplanejadas e o consumo excessivo da água, já tem e vai causar muito mais problemas à vida do homem  e a economia mundial, como também o aumento nas despesas públicas na areá da saúde, em virtude da mau qualidade da água e a falta de saneamento .

No Brasil, temos 3% da água do planeta, sendo assim o país que tem o maior volume do mundo, destes 80% estar concentrado na Amazônia, onde estar apenas 7% da população do país, enquanto no Nordeste,temos 3,3% de aguá doce,e uma concentração de 27% da população brasileira.

Segundo a ONU, em 28 anos, a carência de água, vai chegar a afetar a população mundial, a qual tem como estimativa 8,3 bilhões de pessoas em 2025, sendo que 5,5 bilhões vão sofre com a falta de água, cuja a disponibilidade deve ser reduzida em 35% por pessoa. 

Nos países em desenvolvimento, como no caso do brasil; 8% da água é para o consumo domestico, 10% industrial, e 82% para a agricultura; sendo assim , a falta de água compromete a cadeia produtiva, gerando o desemprego, a instabilidade econômica,e tensões politicas mundiais.

Temos por exemplo, o problema da falta de água em São Paulo, que é uma demostração claro do problema que estamos aqui relatando; pois foi gerado não apenas pela falta de chuvas, mas também por falta de planejamento nos investimentos que deveriam ter sido feitos nas quetões hídricas, preservação dos manaseais, saneamento básico e controle da urbanização desordenada da cidade..

Tendo todos esses fatos aqui exposto, não podemos deixar de sitar, o município de Rio Largo; no qual já estamos sentindo os efeitos das mudanças climáticas, e se não tratarmos com urgência  e seriedade este assunto, teremos os mesmo problemas que estão existindo no estado de São Paulo, ou até pior.

Pois o município de Rio Largo, no estado de Alagoas,em 2010, tinha 68.481 habitantes, e em 2014 atingimos 75.267 habitantes(segundo o IBGE) ; e assim podemos chegar a conclusão que , como a média do consumo brasileiro de aguá por habitante em nossa região é de 159 litros por pessoa por dia, Rio Largo tem um consumo de 11.969.453( Onze milhões novecentos e sessenta e nove mil e quatrocentos e cinquenta e três ) litros de água por dia; isso sem calcular o consumo das empresas e as demais pessoas que não estejam no ultimo senso, e as pessoas que diariamente vem ao município.

Além disso, a cidade estar crescendo desordenadamente; pois além das 3100 ( três mil e cem ) casas da reconstrução, outros projetos habitacionais estão em andamento e outros a iniciar, os quais geraram mais  residências,sem a devida estruturação dos serviços públicos, pois teremos aumentos no consumo de água, energia, coleta de lixo, poluição, os quais poderam gerar um colapso no sistema.

Então esse é o momento da câmara de vereadores exigir do atual prefeito, que administre de fato a cidade , e resolva as questões estruturais; pois o contrato de concessão para CASAL explorar a água do município , já venceu a muito tempo, e a mesma não fez investimentos significativos na estrutura de capitação e qualidade da água, pois temos a mesma estrutura de mais de 50 anos atrás; o que nós coloca em situação de risco em um futuro próximo no abastecimento da cidade.

Pois o bem mais precioso para humanidade, pode também faltar para todos nós, se não tratarmos esse assunto com seriedade.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Previsões para 2015


O Município de Rio Largo, tem a cada ano, superado sua capacidade de investimento financeiro em virtude do crescimento de sua arrecadação e dos repasses federais, como podemos notar através do site da transparência, onde demostra o recebimento de repasses do governo federal referentes ao ano de 2013 de R$75.414.632,07( Setenta e cinco milhões quatrocentos e quatorze mil seiscentos e trinta e dois reais e sete centavos), sendo que em 2014, Rio Largo recebeu do governo federal, R$ 76.510.378,67( Setenta e seis milhões quinhentos e dez mil trezentos e setenta e oito reais e sessenta e sete centos); não estão aqui somados a arrecadação própria do município, nem as emendas parlamentares no orçamento da união.

Tendo o município ainda sua arrecadação própria , que é composta pelo IPTU,  ITBI, ISS, ALVARÁS, MULTAS e os repasses do governo estadual referente a participação no ICMS e IPVA dos veículos registrados em Rio Largo; tendo esse ano apenas de ICMS recebido mais de R$ 11.000.000,00( Onze  milhões de reais).
Mas como é do nosso conhecimento que o prefeito Antonio Lins , no final de 2014, solicitou uma suplementação orçamentaria de R$ 24.000.000,00( vinte e quatro milhões de reais); tendo em vista ter utilizado todo limite orçamentário previsto para o mesmo ano de mais de R$ 122.000.000,00( Cento e vinte e dois milhões de reais), podemos chegar a conclusão através de um calculo simples, que o município ultrapassou  um montante de mais de R$ 146.000.000,00( Cento e quarenta e seis milhões de reais).

Assim nos perguntamos;porque os postos de saúde faltam remédios; porque existe falta de combustível, transporte para vários setores e atividades , e equipamentos e insumos basicos para o funcionamento da maquina pública; e onde estão sendo aplicados todos esses recursos; pois ninguém consegue visualizar em Rio Largo, a presença de todo esse investimento; Pois a cidade tem dez ônibus para o transporte escolar, parados por causa da falta de contratação do seguro dos referidos veículos, enquanto os estudantes são transportados em ônibus velhos e alugados por mais de R$ 115.000,00( sento e quinze mil reais) mensais.

Se 2014 foi desse jeito, ficamos imaginando como será 2015; pois o prefeito Antonio Lins , tem uma previsão orçamentaria de mais de R$ 133.000.000,00( cento e trinta e três milhões de reais), e ainda com a previsão do aumento da receita.

Então chegamos a seguinte conclusão: Onde estar o dinheiro?.