Orgulho Alagoano







O Jovem João Paulo, é o primeiro piloto surdo de avião do brasil, e estar a frente de um movimento nacional pela regulamentação do acesso dos portadores de problemas auditivos, para a obtenção da autorização para  exercer  a  profissão de piloto no Brasil.
João Paulo, é graduado em ciência da computação, e credenciado desde 2013 como primeiro piloto surdo do Brasil, pela Escola de Aviação Civil Nav Treinamentos; trabalha como analista da informação, em uma empresa privada de tecnologia, no Recife; onde tem dado palestras sobre o Programa Piloto Surdo do Brasil, além de viajar por outras cidades do país, representando a comunidade do Programa Piloto surdo do Brasil, mantendo contato com a ANAC( Agência Nacional de Aviação Civil), e encaminhando reivindicações junto ao MPF( Ministério Público Federal), e junto a classe política, pelos direitos da acessibilidade ao mercado de trabalho na área da aviação.

No Brasil, temos 10 milhões de pessoas com surdes, e 2% deste total, tem interesse na área da aviação, porem não existe há acessibilidade a profissão, como já tem vários avanços em outros países, como nos Estados Unidos, onde existe a DPA, que é uma associação de pilotos surdos, com uma vasta experiencia  na área de aviação para surdos; onde também nos Estados Unidos em 1928, foi habilitada a primeira mulher surda a pilotar um avião, que foi Nellie Zael.

João Paulo, ou João Avião como é conhecido nas redes sociais, luta pelas modificações necessárias na legislação brasileira da aviação civil, para que seja adotada uma nova tecnologia que converta as informações em texto, garantindo assim a acessibilidade, pois o único impedimento hoje, é que existe a exigência da ANAC , de ter no minimo audição em um dos ouvidos, pois toda a comunicação é via rádio, e até o momento nem os aeroportos no Brasil, e nem todos os aviões  estão dotados da tecnologia necessária para que os portadores de surdes possam exercer a profissão de piloto.

Mas graças a tecnologia, não estar longe, o dia que estaremos embarcando para qualquer destino , e escutaremos a comissaria de bordo falar que estaremos sendo conduzidos até nosso destino, pelo comandante João Paulo Marinho Santos; pois a EMBRAER, já tem em seus aviões PHENOM 100 E PHENOM 300, equipados com tecnologia moderna na cabine de comando, para que o piloto e sua tripulação, possam se comunicar em qualquer lugar do mundo através de mensagens SMS e e-mails em tempo real; e assim também nos modelos da PIPER, lançados em 2013, o GAMIN G100; e além disso boa parte da aviação mundial, até o final de 2016, estará operando no sistema ATN.

Pois  a CISCEA( Comisssão de implantação do sistema de controle do espaço aéreo) formou uma parceria que se iniciou em dezembro de 2013, para o desenvolvimento e implantação de novas tecnologias para o DECEA ( Departamento de controle do espaço aéreo), com a SITA ( Sociedade Internacional de Telecomunicações Aeronáuticas), que é uma multinacional de tecnologia de informação; especializada em serviços direcionados para indústria da aviação, com sede em Genebra; para prestar serviços até 2030, na implantação de novas tecnologias, e na implantação do sistema datalink em todos os aeroportos do Brasil, até o final de 2016, em virtude da necessidade da tecnologia, e pela regulação do Céu Único Europeu ( European Sky), que obriga o uso do protocolo ATN até o final de 2015 no espaço aéreo  Europeu.

Mas já estar em funcionamento no Brasil, nos aeroportos do Rio de Janeiro e no aeroporto de Guarulhos, no estado de São Paulo; e o projeto estar avançando, e a nova tecnologia será entregue em lotes de dois aeroportos por vez, e a implantação deverá ser concluída para os Jogos Olímpicos de 2016.

Com a implantação desta nova tecnologia, o piloto enviará e receberá informações via texto, como autorização para decolar e outras informações necessárias ao voo , e assim o DCL e D-ATIS reduzirão a sobrecarga da frequência de voz VHF e aperfeiçoarão a segurança e a eficiência de um modo em geral das operações de controle do trafego nos aeroportos.

Sendo assim, estar muito próximo o dia que teremos o primeiro piloto surdo do Brasil, o Alagoano João Paulo, e outros, realizando voos regulares em todo o mundo.



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