A realidade do Estado.
A agricultora Antônia Leite da Silva percorre com os netos, todos os dias, 10 quilômetros para conseguir água — Foto: Profissão Repórter
O programa Profissão Repórter da Rede Globo, que será apresentado nesta quarta-feira 13, ira mostra os efeitos da seca e do processo de desertificação no sertão de Alagoas, estado mais atingido, onde mais de 40 cidades decretaram estado de emergência por causa da crise hídrica.
Nesse mesmo programa será mostrada a situação de uma família de Alagoas, no município de Carneiros, onde essa família formada por 12 pessoas, entre adultos e crianças, que tem que andar todos os dias mais de 10 km para conseguir água para as necessidades básicas da vida, as vezes não poderem comer mesmo tendo alimentos em casa pela falta de água para preparar os alimentos.
Essa mesma família de 12 pessoas vivi com menos de 300 reais por mês, pois mesmo tendo terra para plantar tem enfrentado o processo de desertificação e o empobrecimento do solo que a cada ano tem produzido menos.
" O que sobra a gente guarda para o outro dia. Tem vez que a água vem boa para beber, mas não é sempre. Tem noite que me deito e começo a pensar encima da cama. Mas é assim mesmo, foi essa sina que Deus me deu", conta a agricultora Antônia Leite da Silva, da cidade de Carneiros -AL.( Veja o video.)
Isso demostra a falta de politicas reais do governo de Alagoas para atender de fato aqueles que mais precisam e que são de fato os maiores contribuintes, pois pagam impostos todos os dias em tudo, mesmo sendo o mínimo que podem consumir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário