Translate

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Corrupção e crime Ambiental em Rio Largo


                               Membros do MCCVPRL: Dadá Santana, Francisco Rocha(em memoria),Marivaldo Fragoso e Alex Fernandes; em abril de 2012 denunciando em entrevista no local do terreno.

Em abril de 2012, o Movimento Contra a Corrupção e Violência Política em Rio Largo; denunciou ao MPF, MPE,PF, e também através da Tv Pajuçara, em entrevistas ao jornalista Lucas Malafaia, sobre o maior esquema já visto em Alagoas; que foi a venda ilegal de mais de 2 milhões de metros quadrados, ou seja 252 hectares de terras pertencentes a prefeitura de Rio Largo, o qual foi vendido por R$700.000 ( setecentos mil reais) ou seja, a R$ 0,27 ( Vinte e sete centavos) o metro quadrado.
Além disso, também foi denunciado os problemas ambientais que seriam causados a Mata da Sálvia, a qual é uma areá de preservação permanente de mais de 670 hectares; onde nesta mata existem mais de 29 nascentes de água , além de abrigar várias especies naturais da mata atlântica, inclusive pássaros em esticão, a qual hoje estar sendo degradada com os esgotos que são despejados diretamente nessas nascentes.

O IMA( Instituto do Meio-Ambiente de Alagoas) e o IBAMA ( Instituto Brasileiro do Meio-Ambiente), foram informados tanto pelo Movimento Contra a Corrupção. como pela imprensa local e nacional; que acabou culminando com a prisão do Prefeito Toninho Lins, dos vereadores e dos empresários envolvidos, e mesmo assim, não foi tomado as providências por essas instituições, tanto que o problema tem se agravado com ocupação dos imoveis do projeto da reconstrução, e poderá ficar pior, se a MSL  Emprrendimentos, conseguir desbloqueá o terreno, que na verdade foi usurpado do município com a conivência do Prefeito Antonio Lins filho.

Mas para que nossos leitores possam ter uma dimensão da importância da Mata da Sálvia, que fica localizada entre  Tabuleiro do Pinto e a Usina Utinga Leão, vou passar a relatar várias informações sobre a importância da mesmo não só apenas para Rio Largo, mas para o nordeste e o país.

Podemos sita o relato do professo da UFAL, o Dr. Jorge Jacinto( Riolarguense), biólogo , e um estudioso da Mata da Sálvia; o qual em sua entrevista ao jornalista Lucas Malafaia, da Tv Pajuçara, informou o Dr. Jorge Jacinto, que por ser uma areá que concentra muitas nascentes com um volume considerado de ´´agua de excelente qualidade, e de baixo custo de tratamento para o consumo humano; era totalmente inaceitável que se destina-se dejetos de qualquer especie, o qual causaria um impacto muito forte no meio-ambiente e nessas nascentes, que mesmo se depois resolverem tratar essa água para o consumo , os custo tornariam enviável, e resultara em uma perda de um manancial , que segundo o estudo feito pela Propriá equipe de professores da UFAL,  de um volume que poderia atender 250 mil pessoas por dia.

Além disso, podemos ver a importância da Mata da Sálvia, em uma rápida pesquisa na internet; onde podemos encontrar várias pesquisas que já foram desenvolvidas na Propriá mata; como os dados sobre a pesquisa dos sons de pássaros raros, realizada pelo brasileiro Glauco Alves Pereira; o qual segundo o Xenon canto, atingiu o record com a qualidade e a seguencia dos sons de uma especie de pássaro, encontrado na Mata da Sálvia, como consta no www.xenoncanto.org , que é um site de compartilhamento de gravações de sons de aves selvagens de todo o mundo.

Também existe uma pesquisa referente a Mata da Sálvia, publicada no www.scielo.br, que é o site da Scientific Eletronic Libery, a qual é uma biblioteca eletrônica, que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos Brasileiros, o qual foi um projeto da FAPESP( Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com BIREME( Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em ciência da Saúde; o qual conta com o apoio do CNPQ( Conselho Nacional de desenvolvimento Cientifico e Técnologico.
Nesta pesquisa, eles apresentam uma pesquisa realizada pela UFS( Universidade Federal de Sergipe), a qual em sua pesquisa, relata a qualidade do ecossistema da Mata da Sálvia , e da importância da sua preservação tanto para garantia da qualidade da água dos manancial, como de todo o seu ecossistema.

Em uma pesquisa publicada pelo CEPAN( Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste), em seu site o www.cepan.org.br; a qual foi realizada pelo Centro de Endemismo Pernambuco, o qual sita em sua pesquisa , que a Mata da Sálvia, é uma das poucas áreas de Mata Atlântica no nordeste, que tem aves que se encontram na listagem de perigo de esticão, e da importância da preservação dessa mata para a preservação dessas especies, como diz a pesquisa realizada .

A Mata da Sálvia, também estar em um projeto desenvolvido pelo Ministério do Meio-Ambiente , em parceria com a Fundação Chico Mendes, em relação ao plano de conservação da ave mutum de Alagoas, que é uma ave em perigo de esticão e que habitam nessa mata.

Mas não podemos esquecer, que todo esse problema, teve a participação principalmente do prefeito Antonio Lins Filho, o qual deu cobertura a toda essa ilegalidade, causando esse crime ambiental.

Enquanto isso, o povo de Rio Largo, aguarda uma posição do Tribunal de Justiça de a Alagoas, e dos órgãos responsáveis pela fiscalizadão ambiental.

http://tnh1.ne10.uol.com.br/video/pajucara-noite/2013/03/12/86239/reportagem-da-tv-pajucara-comprova-a-mistura-de-esgoto-com-uma-nascente-em-mata-atlantica-na-cidade-de-rio-largo

http://tnh1.ne10.uol.com.br/video/pajucara-noite/2013/10/31/101225/tv-pajucara-vence-premio-jornalistas-cia-hsbc-na-categoria-midia-regional

Nenhum comentário: