Cabul é o ultimo refugio para os que fogem do terror.
O Talibã já tomou o controle de uma parte do Afeganistão e impõe o pânico na população que tenta desesperadamente se refugiar na capital Cabul ,onde é praticamente o ultimo refugio sob controle do governo do país que mesmo com suas forças militares não estar conseguindo conter o avanço rápido do grupo extremista.
A segunda maior cidade do país, Kandahar já foi tomada, tem mais de 600 mil habitantes e um importante aeroporto internacional e uma grande produção agrícola e já foi o berço do grupo extremista no passado, e segundo a última avaliação da inteligência americana os rebeldes talibã devem tentar tomar Cabul dentro de 30 dias.
A ONU alerta para a grande crise humanitária no país em virtude da guerra, pois já falta alimentos ,remédios e abrigo para a população que que foge desesperadamente do grupo extremista, tendo a organização solicitado que os países vizinhos deixem suas fronteira abertas para ajudar os refugiados.
Neste sábado o presidente do Afeganistão Ashraf Ghani deu um pronunciamento que estar reorganizando as forças armadas e que não permitirá que a guerra cause mais sofrimento e mortes a população, e elogiou a coragem e o esforço feito pelas forças militares na defesa da liberdade do povo do seu país.
Em meio a toda essa crise os Estados Unidos, Inglaterra e demais forças internacionais abandonam o país a própria sorte e estão retirando suas tropas e pessoal de suas embaixadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário