Primeira Vitima em Guiné-Bissau.
O vírus Marburg foi identificado pela primeira vez em 1967 na Alemanha em um laboratório onde a equipe teve contato com macacos importados de Uganda, no mesmo ano dois surtos foram identificados ,um na Alemanha em Frankfurt e em Belgrado na antiga Iugoslávia ,hoje Sérvia.
É transmitido ao homem por morcegos frugivoros, geralmente considerados hospedeiros naturais desse vírus, e é transmitidos por humanos por fluidos corporais de pessoas infectadas ,ou superfícies e materiais de acordo com a OMS.
O vírus tem um período de incubação entre 02 e 21 dias e tem sintomas inicias dores de cabeça, febre, fraqueza muscular e grande mau estar, depois vômitos com sangue, diarreia ,dor de garganta, erupções cutâneas e sangramento.
A reaparição do vírus em Guiné-Bissau Preocupa a OMS(Organização Mundial da Saúde) a qual ver a necessidade do interrompimento imediata do possível surto pois pode se propagar muito rápido e apresenta perigo nesse momento em que a humanidade já enfrenta uma pandemia de covid-19.
é uma doença fatal, a qual teve seu ultimo surto em 2005 em Angola, e agora reapareceu na Guiné com a primeira vitima identificada em julho desse de 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário