Translate

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Paralização Contra os combustíveis

 Mobilização pelas redes sociais convocada para o dia 25 de fevereiro.





O aumento dos combustíveis tem mexido com o sono de todos os brasileiros e tem preocupado analistas financeiros com as incertezas que isso tem gerado na economia e suas consequências nesse momento de crise e de pandemia.

A gasolina ,só apenas esse inicio de ano já estar acumulando 13% de aumento, e segundo analistas ainda esse ano deve ter entre 8% a 10% a mais de aumento e um pouco menos no Diesel, mas mesmo assim vai gerar um forte impacto no IPCA( Indicie Nacional de Preços ao Consumidor Ampliado) , que é o índice oficial da inflação do país.

Essa alta de preços dos combustível junto com o aumento dos alimentos pode levar a inflação desse ano a superar demais o boletim mais recente do Banco Central que previa uma inflação para esse ano entre 3,53% a 3,75% e chegar na verdade a 6%.

Movimentos nas redes sociais tem tornado forte os debates sobre o aumento dos combustíveis e aumentado a mobilização nacional para a realização de um movimento contra os aumentos, chegando a mobilização a iniciar a organização em vários estados para um ato nacional .

O movimento intitulado um dia sem combustível, estar convocado para o próximo dia 25 de fevereiro as pessoas  a não comprarem nenhum tipo de combustível durante todo esse dia ,como forma de protesto contra o mercado de combustível e já com previsão de outra convocação trinta dias depois ,mas com a meta de realizar dois dias sem combustível.

Do outro lado grupos empresariais das áreas de combustível e distribuição pressionam por mais aumentos até o final do ano para equilibrar o mercado com os preços internacionais, e o consenso entre analistas é que o caminho esperado é de mais reajuste dos combustíveis.

Nenhum comentário: